maio 15, 2011

Bola fora

O Brasil já não é mais o país do futuro, mas, do presente. Disto já sabe o mundo. Mas o que já é certeza lá fora, ainda causa muita estranheza aqui dentro. O Brasil é um dos grandes, porém ainda se comporta como um país insignificante. É como se não se apercebesse da importância que exerce no novo cenário mundial. Em tempos de globalização, persiste com a mentalidade de aldeia remota, onde, de vez em quando, aparece um forasteiro que, por curiosidade, resolveu ver de perto o comportamento dos selvagens.


Tomemos como exemplo a cidade de São Paulo. São Paulo é uma das grandes metrópoles do planeta e um importante centro do comércio mundial. Estrangeiros numa cidade de tal porte não é nenhuma novidade. É uma cidade globalizada. Mas, será que todos os paulistanos - e aqui me refiro àqueles com poder de decisão - são conscientes disso?


O museu do futebol foi uma jogada brilhante. Ali se encontra apresentada a história do futebol mundial. Porém, não somente o futebol puro e simples, mas o futebol em seu contexto histórico. O visitante é levado de volta no tempo para acompanhar a evolução da bola, do povo, dos conceitos, até chegar aos dias atuais. Para nós brasileiros é uma lição de história do Brasil e de bola. Entretanto, como já citado, São Paulo, onde se localiza o museu, é uma cidade globalizada. Pena que não pensaram desta maneira aqueles que projetaram a exposição. As instruções do jogo de futebol estão apresentadas apenas na língua portuguesa. Num país que faz parte do Brinc, do Mercosul e do mundo globalizado, esperava-se, no mínimo, textos também apresentados em inglês e espanhol. Os responsáveis pelo projeto pensaram com o pé e deixaram de marcar um belo gol de placa. Cartão vermelho pra eles.

Nenhum comentário: