dezembro 19, 2011

As Crônicas de Gelo e Fogo

Gosto do gênero "fantasia". Sabendo disso, uma amiga minha me presenteou com três exemplares de  "As Crônicas de Gelo e Fogo" de George R.R. Martin. Depois da febre de Harry Porter, do Senhor dos Anéis, da saga Crepúsculo, a saga dos Stark veio preencher o vazio deixado.
A série nos transporta para a idade Média. Há uma grande riqueza de detalhes dos costumes daquela época, principalmente da gastronomia - dei por mim desejando uma taça de vinho ao longo de várias páginas.
No estilo "bem contra o mal", R.R. Martin nos transporta ao encontro de seres mitológicos e de outros mundos, como era de se esperar de um roteirista de Hollywood.
É pena que os livros estejam repletos de erros grosseiríssimos de português, principalmente de concordância. O tradutor Jorge Candeias não foi muito feliz com seus revisores.

dezembro 13, 2011

Visitando Atelier Professora Cecília Mendes


A Professora Cecília Mendes apresentou-nos seu atelier durante a confraternização natalina da UAPPI, no sítio São José.
Professora Cecília Mendes, Ellen Mourão e Denise Parma

dezembro 12, 2011

Exposição no Mirante

Estou participando da exposição da UAPPI - União dos Artistas Plásticos do Piauí, no Mirante da Ponte Estaiada.

setembro 18, 2011

setembro 04, 2011

Rascunho

Olha só o que ganhamos...

A Professora Yolanda Carvalho nos presenteou com uma xilogravura de sua autoria. Ficamos emocionadas e agradecidas pelo maravilhoso presente. A professora é uma das maiores gravuristas do Piauí. Foi aluna de J. Borges e hoje divide conosco seus conhecimentos.

Xilografia




                                  
                                                        

Atelier "Xylon Graphyas"
Professora Yolanda Carvalho

Forno de cerâmica

Professora Yolanda Carvalho faz a demonstração de como se constrói um forno para queima de cerâmica artística, em seu atelier "Xylon Graphyas".

Curso de cerâmica


Curso de cerâmica no atelier da Professora Yolanda Carvalho.

Rascunhos


Mulher




Feira do Administrador




agosto 15, 2011

Feira do Mirante

Visitei a feira do mirante da ponte estaiada. Visitamos o stand da União dos Artistas Plásticos do Piauí - UAPPI e o do Atelier Escola Josefina Gonçalves.






















Josefina Gonçalves e Denise Parma



agosto 14, 2011



"xylon graphyas”
Atelier Yolanda Carvalho

Cursos:
- Pintura sobre tela
- Aquarela
- Modelagem em escultura e queima artesanal de argila
- Gravura (xilogravura, gravura em metal, monotipia, linogravura)
- Serigrafia

Horário:
- De segunda a sábado, das 8.00 às 12.00.

Endereço:
PI 113, Km 08, Sítio São Gabriel (na estrada para Altos, dobre à esquerda no Posto da Polícia Rodoviária Federal, você tem a PI 113)

Informações:
Telefone: 86 3237 5168
e-mail: yolcarvalho@yahoo.com.br

agosto 09, 2011

Programa da festa do "Dia Internacional da Paz" em Amsterdã



Este é o programa para a festa do "Dia Internacional da Paz" em Amsterdã, na igreja "Mozes e Aaronkerk", dia 21 de setembro. Na ocasião serão oferecidos ao público, ao preço de EUR 2.500,00 (ex btw) partes do "Tapete da Paz", confeccionado por artistas plásticos e crianças de todo o Mundo. Setenta e cinco por cento da renda arrecardada será destinada à ONG "War Child", em pról das crianças que vivem em situação de risco em áreas de conflitos armados.



O projeto, do qual estou fazendo parte, foi organizado desde 2007 pela ONG holandesa "Zonneglossis".

agosto 07, 2011

Música no Museu

O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes foi contemplado pelo projeto "Música no Museu" e receberá no dia 12 de Agosto/ 9h o "Duo Milewski". O Duo é formado por Jerry Milewski, violinista polonês, naturalizado brasileiro e Aleida Schweitzer, pianista.

No programa, além de Chopin, música polonesa (Wieniawski, Debski, entre outros) e brasileira (Flausino Vale, Zequinha de Abreu e Waldir Azevedo).

Amigos do Museu

Participei ontem da 1ª Reunião da "Associação dos Amigos do Museu" realizado no Museu do Piauí. Foram discutidos vários assuntos, como a captação de recursos e de novos membros para a associação.

julho 12, 2011

Engarrafamento

Teresina dá-se ares de metrópole, mas não passa de província. O comportamento das pessoas no trânsito é o melhor espelho disso. É só acontecer um acidente que logo se forma um engarrafamento enorme. Isso por que ao passarem pelo local do acidente, as pessoas querem fazer a perícia. É como se os matutos nunca tivessem visto uma batida de carro em toda a vida. Como se o engarrafamento não fosse o suficiente, não respeitam os sinais de trânsito, e fecham os cruzamentos e o engarrafamento que devia durar alguns minutos, dura horas. E haja joelho e paciência pra suportar tudo isso.

julho 04, 2011

Gilberto Gil


Fui à Fortaleza ver o show deste que é um dos mais expressivos artistas de nossa MPB. O show foi realizado no parque do Cocó, na abertura do "Férias no Ceará". Afinadíssimo com a banda e com o público, Gilberto Gil esbanjou jovialidade no palco, fazendo muita gente arrastar o pé ao som das músicas de seu mais recente CD "Fé na Festa" e, também, com sucessos antigos como "Toda menina baiana" e "Não chores mais".


junho 27, 2011

Morro do Gritador



Dizem que quem vai a Pedro II e não visita o Mirante do Morro do Gritador, não visitou realmente a região. Fui a Pedro II e visitei o Mirante do Morro do Gritador. Uma coisa é certa: a vista é linda! Infelizmente, não há nada - nem uma placa, um folheto, um pedaço de papelão pendurado numa estaca, sei lá - que esclareçam ao visitante o porquê do nome do morro ser "Gritador". As pessoas da região com quem conversei também não souberam me dar nenhuma informação a respeito. Talvez eu tenha conversado com as pessoas erradas, ou, como acontece em grande parte do país, o poder público não dá a importância necessária, nem cuida como deveria, do patrimônio dos brasileiros.


A estrada que leva até o mirante é de piçarra, o que significa muita poeira, poeira vermelha que pinta os carros, as casas e a alma do povo de desalento. As poucas placas existentes, que deveriam indicar a direção do mirante,
estão completamente desbotadas, caídas, indicando apenas o descaso da administração municipal com a maior atração turística da região.

Moagem de cana

Visitei a fazenda Buritizinho, em Pedro II. Deu dó ver esses pobres bois andando em círculos, com a "canga"- esse pedaço de madeira sobre o pescoço - que me pareceu pesada demais. Entendo que é parte de nossa cultura fazer o uso de animais em moinhos como estes, mas a energia elétrica já chegou à fazenda Buritizinho, então, por que maltratar os animais desta maneira?


O boi negro estava tão estressado que punha-se a agredir o companheiro. Segundo o senhor que estava tomando de conta dos animais, eles rodam o moinho por, no máximo, duas horas, sendo então, substituídos - o que pude constatar algum tempo depois. Mas me pergunto se essa substituição também se dá no período em que a fazenda não é aberta à visitação pública.

Expondo em Pedro II

Quadros expostos no Memorial Tertuliano Brandão Filho em Pedro II.


maio 15, 2011

Bola fora

O Brasil já não é mais o país do futuro, mas, do presente. Disto já sabe o mundo. Mas o que já é certeza lá fora, ainda causa muita estranheza aqui dentro. O Brasil é um dos grandes, porém ainda se comporta como um país insignificante. É como se não se apercebesse da importância que exerce no novo cenário mundial. Em tempos de globalização, persiste com a mentalidade de aldeia remota, onde, de vez em quando, aparece um forasteiro que, por curiosidade, resolveu ver de perto o comportamento dos selvagens.


Tomemos como exemplo a cidade de São Paulo. São Paulo é uma das grandes metrópoles do planeta e um importante centro do comércio mundial. Estrangeiros numa cidade de tal porte não é nenhuma novidade. É uma cidade globalizada. Mas, será que todos os paulistanos - e aqui me refiro àqueles com poder de decisão - são conscientes disso?


O museu do futebol foi uma jogada brilhante. Ali se encontra apresentada a história do futebol mundial. Porém, não somente o futebol puro e simples, mas o futebol em seu contexto histórico. O visitante é levado de volta no tempo para acompanhar a evolução da bola, do povo, dos conceitos, até chegar aos dias atuais. Para nós brasileiros é uma lição de história do Brasil e de bola. Entretanto, como já citado, São Paulo, onde se localiza o museu, é uma cidade globalizada. Pena que não pensaram desta maneira aqueles que projetaram a exposição. As instruções do jogo de futebol estão apresentadas apenas na língua portuguesa. Num país que faz parte do Brinc, do Mercosul e do mundo globalizado, esperava-se, no mínimo, textos também apresentados em inglês e espanhol. Os responsáveis pelo projeto pensaram com o pé e deixaram de marcar um belo gol de placa. Cartão vermelho pra eles.

maio 08, 2011

28º Salão Internacional de Humor do Piauí

Estarei participando do 28º Salão Internacional de Humor do Piauí, com a tela "Mulher sábia", juntamente com meus companheiros da União dos Artistas Plásticos do Piauí.
A abertura do evento se dará nesta segunda, dia 09.05, às 19 hs, na Praça Pedro II.

abril 25, 2011

O fim de uma tradição

Embora tenha sido batizada na igreja católica, tenho formação religiosa protestante. Isto se dá devido a conversão de minha mãe à igreja batista alguns anos após o meu nascimento. Atualmente, não faço parte de nenhum segmento religioso, mas continuo a acreditar em Jesus Cristo. Este meu “desvio” me dá o distanciamento necessário para observar a todas as religiões sem ter que, necessariamente, envolver-me com alguma delas.
Não concordo com alguns ensinamentos católicos. Também não concordo com alguns ensinamentos protestantes. Independente do nome da igreja, ou do credo professado pela mesma, observa-se interesses humanos sendo transmitidos descaradamente como sendo a “vontade de Deus”. Baseados em textos, totalmente fora do contexto no qual foram escritos, os ditos representantes de Deus na terra manipulam o livre arbítrio em prol de objetivos previamente definidos. Mas este é um remédio que apresenta efeitos colaterais devastadores.
Ultimamente tem se falado muito em final dos tempos. A violência adquiriu proporções tamanhas que a vida de um ser humano já não vale mais nada. Mata-se por pouco. Morre-se por nada. Perderam-se valores. A falta de respeito e a intolerância assumem cada vez mais espaço nos relacionamentos. Perdoar “uma vez” já é not done, setenta vezes sete tornou-se utopia. O que está acontecendo com as pessoas?
Assisti, embasbacada, ao final de uma tradição católica – a guarda da sexta-feira santa. Lembro-me, quando era criança, morávamos numa cidade no interior do Maranhão – Santa Helena. Naquele tempo, a semana santa começava na segunda. Já não se comprava, nem se vendia nada. Pegar em dinheiro naqueles dias era pecado dos grandes. As pessoas jejuavam, iam à igreja e não ingeriam bebidas alcoólicas. Nos tempos atuais, lotam-se as praias, enchem-se os bares, bebe-se, mata-se, faz-se o que der na telha.
As condutas dos ditos “líderes” religiosos nem sempre são condizentes com seus atos. Por conta disto, a política do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” já não surte mais efeito. O comércio da fé, os escândalos sexuais, a sonegação fiscal, são alguns dos exemplos que têm contribuído para o esvaziamento das igrejas e a perda da fé nos valores que outrora balizavam a sociedade. Num mundo cada vez mais materialista, a espiritualidade está perdendo o significado.
Ou, talvez, seja eu que esteja ficando velha e já não saiba andar com as coisas deste tempo.

Mulher sábia



Da série "Mulheres"

Mulher sábia

90 x 80

Acrílica sobre tela

abril 13, 2011



Tenho a honra de anunciar que fui gentilmente convidada por Joyce Cavalcante, fundadora e presidente da REBRA, a ser representante desta instituição no estado do Piauí.


abril 06, 2011

março 11, 2011

fevereiro 26, 2011

Le grand show des écrivaines Brésiliennes



Confira, no link abaixo, um artigo publicado no site "Yvelinédition" sobre a antologia "Le grand show des écrivaines Brésiliennes" da qual, orgulhosamente, faço parte.