julho 31, 2008

XI Salão de Arte Santeira

Acontecerá de 17 a 22 de agosto, no Teresina Shopping, o XI Salão de Arte Santeira, organizada pela PRODART. Hoje, pela manhã, fiz minha inscrição e terei até o dia 07 de agosto para entregar as obras para avaliação. Acredito que meu trabalho dará o que falar a essa gente, pois foge do padrão de arte santeira normalmente encontrado no Piauí. Torço para que os membros da Comissão Julgadora sejam pessoas de visão mais ampla e informadas, no que diz respeito a Arte e os novos movimentos artísticos surgidos, nos últimos anos, na Europa e Estados Unidos.

XV Salão de Artes Plásticas do Piauí

A Fundação Cultural Monsenhor Chaves está organizando o XV Salão de Artes Plásticas do Piauí. Inscrevi quatro obras : Romeu e Julieta; Peixe-boi; Vida mansa e Armadilha, esta última na categoria "Arte Erótica". Caso meu trabalho seja selecionado, estarei concorrendo a prêmios em duas categorias: Novos artistas e Arte Erótica. A seleção seria feita de 24 a 26 de julho; porém, a data de inscrição foi prorrogada até dia 29. Aguardo o resultado nos próximos dias.

julho 28, 2008

Pop Art, Arte Popular, Nouveau Réalisme





Pop Art foi um movimento surgido nos anos 50 na Grã Bretanha e nos Estados Unidos, inspirado no universo da sociedade de consumo e na cultura popular. Na França também surgiu um movimento semelhante batizado de “Nouveau Réalisme”. O termo “Pop Art” ou “ Arte Popular” foi empregado pela primeira vez pelo crítico e curador britânico Lawrence Alloway, em um ensaio intitulado “The Arts and the Mass Media”. Os artistas buscavam inspiração na mídia, nos gibis, nos comerciais, nas fotos de pessoas famosas e estrelas de cinema. Também em produtos do cotidiano, fabricados em massa, como roupas, eletrodomésticos, enlatados, etc. Entre os grandes representantes do movimento podemos citar: Andy Warol, Peter Blake, Roy Lichtenstein, Keith Haring, etc.

julho 27, 2008

Minha arte, minha vida




Tudo começou no Jardim de Infância, quando descobri a tinta guache. De lá para cá, a pintura sempre foi meu hobby.Quando pinto, recrio. Poderia dizer que crio. Porém, sendo feita à imagem e semelhança do Ser Supremo, criador de todas as coisas, não passo de uma cópia. Logo, como criação, não posso ser Criador. A arte nada mais é que transformação, decodificação do já existente. O diferencial está na maneira como se faz esta interpretação. Pintar é desafiar. É trazer um novo olhar sobre o convencional. Daí o surgimento de vários movimentos, em diferentes momentos da história da arte. Quando pinto, mostro-me despudoradamente ao mundo, desfaço-me das vestimentas da mesmice, oferecendo, através de minha interpretação, uma nova leitura do universo. Como pintora, sou autodidata. Mas busquei conhecimentos junto àqueles que admiro, como Pablo Picasso, Romero Britto, Burton Morris, Franz Bodner, entre outros. Busco inspiração na natureza e no mundo dos cartoon´s. Minhas idéias são transmitidas em cores fortes de tinta acrílica, sobre papel, tela, ou através de colagens. Também faço esculturas em MDF e gesso.